quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Rui Martins direto do 65º Festival Internacional de Cinema de Locarno, Suíça

.


Festival de Cinema de Locarno (Suíça) estreia com o filme The Sweeney - dois membros da Polícia Metropolitana, o inspetor Jack Reagan e o sargento George Carter, lutam contra o crime em Londres

Rui Martins*


Inspirado na série inglesa Reagan de televisão, de 1975-78, o filme de abertura do Festival de Cinema de Locarno, The Sweeney, é um policial dirigido por Nick Love, com todos os ingredientes destinados a agradar o grande público: violência, efeitos especiais, corrida de carros, tiros em profusão e muitas mortes.

O resumo cabe em duas linhas: dois membros da Polícia Metropolitana, o inspetor Jack Reagan e o sargento George Carter, lutam contra o crime em Londres. Felizmente, o Festival de Locarno paga férias para os habitantes da Piazza Grande, porque ao anoitecer desta quarta-feira (1º), por volta das 21h30, logo após a cerimônia inicial de abertura do festival, com a presença do diretor Olivier Père e do realizador Nick Love, acompanhado do ator Ray Winstone, os decibéis cada vez mais altos inundarão a praça e seus oito mil espectadores.

Antes do filme, o Festival de Locarno entregará um Prêmio de Excelência à atriz Charlotte Rampling. Já receberam prêmios equivalentes Chiara Mastroianni, Susan Sarandon, Michel Piccoli e Isabelle Hupert, entre outros.

O diretor do filme, Nick Love, ao que parece, não é amado pela crítica. Seu filme Fora da Lei, Outlaw foi considerado pela crítica francesa como de uma brutalidade digna da extrema-direita, com o convite indireto para se fazer justiça com as próprias mãos, mostrando uma cidade de Londres violenta, que não existe na realidade. The Sweeney, será diferente?

________________________________________________

*Rui Martins, jornalista, escrtitor, ex-correspondente do Estadão e da CBN, após exílio na França. Autor do livro “O Dinheiro Sujo da Corrupção”, criou os Brasileirinhos Apátridas e propõe o Estado dos Emigrantes. Vive na Suíça, colabora com os jornais portugueses Público e Expresso, é colunista do site Direto da Redação. Colabora com o Correio do Brasil e com esta nossa Agência Assaz Atroz.

_________________________________________________

Outras matérias que estiveram hoje sob o crivo dos pauteiros da PressAA:

Leia mais a cobertura de Rui Martins em Locarno no site da revista...



Em entrevista, o diretor do festival internacional de cinema, Oliver Père, fala da participação brasileira e latino-americana

(Clique no título e leia entrevista completa. Brasil de Fato )

___________________________________________________



 

Documentos sigilosos do governo FHC, já desclassificados, indicam que militantes e políticos de esquerda, do Brasil e do exterior, foram monitorados pelo serviço secreto quando participavam de atividades antineoliberalismo. “Me assusta saber que um governo tido como democrático tutelou de forma ilegal pessoas que participavam de eventos pacíficos, que não representavam nenhuma ameaça à segurança nacional”, afirmou à Carta Maior o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho.


Brasília - Documentos sigilosos do governo Fernando Henrique Cardoso, abertos à consulta pública no Arquivo Nacional, indicam que militantes e políticos de esquerda que participavam de seminários, encontros e fóruns contra o neoliberalismo foram monitorados pela Subsecretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), o órgão que substituiu o Serviço Nacional de Inteligência (SNI), em 1990, até a criação da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), em 1999.
(Clique no título e leia matéria completa na Carta Maior )

__________________________________________________


Como a ditadura do automóvel ameaça o interior


 

Caruaru-PE, 320 mil habitantes: travada pelos carros

Antes marcas das metrópoles, congestionamentos poluição e gastos crescentes com obras viárias espalham-se pelo país. Em São Paulo, diversos municípios superam capital em densidade automotiva 

(Clique no título e leia completo na seção Outras Mídias, do site Outras Palavras )
__________________________________________________

Ilustração: AIPC - Atrocious International Piracy of Cartoons

__________________________________________________

PressAA


.

Nenhum comentário: