sexta-feira, 11 de setembro de 2009

O gato subiu no telhado...



Por Fernando Soares Campos


Numa redação de jornal em Porto Alegre.

Um foca ofegante adentra na sala do redator-chefe. O jovem jornalista está mais assustado que cachorro em canoa.

Foca Ofegante: - Chefe, a casa caiu! O povo nas ruas só fala em impeachment!

O redator-chefe, com uma cuia na mão, leva a bomba à boca e suga profundamente o chimarrão. Em seguida, calmo que nem água de poço, fala:

Redator-Chefe: - Que povo mal informado, tchê! Já faz quase duas décadas que o Collor foi impeachmentado, até já voltou como senador. E, se duvidar, chega novamente à Presidência da República. Bah! Mas que povo atrasado, piá!

Foca Ofegante: - Chefe, não é do impeachment do Collor que estão falando!

Redator-Chefe: - E de quem mais poderia ser?

Foca Ofegante: - O povo, chefe, está falando do pedido de impeachment dela! Entendeu? Dela...

Redator-Chefe: - Seja mais claro, piá! Não estou entendendo bulhufas!

Foca Ofegante: - Tá bem, chefe, vou ser sincero como a vaca pro touro. O povo, chefe, está falando do pedido de impeachment da governadora! Pronto, acho que agora o senhor entendeu.

O redator-chefe fica, por um momento, de boca aberta que nem burro que comeu urtiga. Súbito, salta da cadeira, mais ligeiro que enterro de pobre, e larga um berro mais forte que peido de burro atolado.

O foca se assusta e cai de costas.

O redator-chefe corre pela sala mais nervoso que gato em dia de faxina, porém feliz como puta em dia de pagamento de quartel!

Redator-Chefe: - Por que você não falou logo, seu destrambelhado?! Então, é isso?! Quer dizer que, finalmente, pediram o impeachment da governadora Ana Júlia Carepa?!

O foca, ainda no chão, pega o celular e liga para o deputado que o encarregou de dar a notícia ao seu chefe.

Foca Ofegante: - Deputado, acho bom o senhor dar uma chegadinha aqui na redação...

Deputado: - O que está havendo? Você já deu a notícia pro seu chefe?

Foca Ofegante: - Dei umas dicas, deputado, mas estou com medo de abrir totalmente o jogo e contar tudo. Isso pode provocar um infarto no homem.

Deputado: - Vá devagar. Faça rodeios e, quando sentir que vai causar o menor impacto possível, conte pra ele que a Assembleia acatou o pedido de impeachment da Yeda.

Foca Ofegante: - Eu já comecei, fui quase direto ao assunto, com muito cuidado, mas o homem tá mais por fora que arco de barril.

Deputado: - Faça como achar melhor, mas tenha cuidado, seja sutil como gato que vai pegar passarinho.

O foca desliga o celular, observa que o chefe agora também está desligado, absorto em pensamentos, recostado naquela cadeira enfeitada como bidê de china. Provavelmente está bolando uma manchete mais bonita que laranja de amostra.

Foca Ofegante: - Chefe, eu sei que o senhor tem razão de estar mais por fora que surdo em bingo, pois viajou muito nos últimos tempos. Ficou umas três semanas em Não-Me-Toque...

Redator-Chefe: - Eu, por fora?! Nada disso, piá! Enquanto estive por lá, toda semana eu lia o Boletim da Associação dos Suinocultores.

Foca Ofegante: - Chefe, o que estou querendo dizer é que... Bom, eu sei que, para o senhor, isso vai ser mais difícil que nadar de poncho, portanto precisa ser mais forte que sapato de padre!

Redator-Chefe: - Vai logo, piá, desembucha! O que é que você ainda tem pra me contar?

Foca Ofegante: - Chefe... - o foca pigarreia, olha pros lados, respira fundo e finalmente solta a bomba: - Chefe, o gato subiu no telhado!

O redator-chefe leva a mão ao peito e escancara a boca. Porém o grito fica preso na garganta, e o homem desaba no chão. BÁ!

Mais duro que salame de colônia!

.................

Dica da PressAA: Não espere que um foca lhe ponha a par das últimas notícias sobre o pedido de impeachment da governadora Yeda Crusius. Conte ainda menos com a imprensa gaúcha em geral. Acesse o DIALÓGICO, leia as últimas atualizações e fique mais bem informado que gerente de funerária.

Impedimento da Governadora nos jornais de hoje:

Capa e agenda positiva, ou seja, é preciso anunciar, mas a principal voz é a do Governo Estadual:













































Capa do tipo "desculpe, mas é preciso anunciar":























É preciso lupa para ler a manchete acima de O Sul.


























Capa silêncio total e a comunidade popular que se exploda em matéria de informação:

























http://dialogico.blogspot.com/2009/09/impedimento-da-governadora-nos-jornais.html


.

PressAA
.

Um comentário:

Sérgio Campos disse...

Fernando, infelizmente não é só o povo Gaucho que está mais por fora do que cinturão de soldado, em relação ao impeachment da governadora. O povo norte-americano acredita, ainda hoje, que um cara acionou um controle remoto de uma caverna nas montanhas do Afeganistão, ou seja, lá de onde, e derrubou as torres gêmeas. Mídia golpista existe em todo o Planeta. Eles só não contavam com a astúcia dos blogueiros.