sexta-feira, 19 de junho de 2009

Beatas querem pegar de porrada artista plástico piauiense

.


Antes
BRASÍLIA – do nosso Correspondente José Kan Dangho

A recuperação da Igreja Nossa Senhora de Fátima, a Igrejinha, como é conhecida pelos moradores de Brasília, provocou tremendo barraco! Os fiéis querem pegar de pau o artista convidado para pintar os painéis. Projeto de Oscar Niemeyer, a Igrejinha foi inaugurada em 1958, a pedido de Juscelino Kubistcheck, para pagar uma promessa da primeira-dama, dona Sarah, com Nossa Senhora de Fátima. O então presidente convidou amigos ilustres para o projeto: Oscar Niemeyer desenhou o templo no formato de um chapéu de freira. Athos Bulcão fez os azulejos. A decoração interna ficou nas mãos de Alfredo Volpi.

O desenho de Alfredo Volpi, uma Nossa Senhora com o menino Jesus no colo, os dois sem rosto, foi destruído. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN - a pronuncia correta é “ipan”, pois trata-se de uma sigla, porém os fanhos insistem em chamar de “ifan” ) tentou recuperar a pintura original, mas disse que não foi possível. Então, escolheu o artista piauiense Francisco Galeno para fazer novos painéis.

Pra que o IPHAN foi cometer uma “heresia” dessas!

Dona Maria de Sousa, beata encrenqueira, soltou os cachorros:

- Como é que vai colocar uma pintura cheia de bandeirinha? Não é carnaval aqui dentro. Aqui não existe carnaval!

- Paciência. Procurei fazer uma coisa com sinceridade dentro da minha fé como cidadão e também como artista - defende-se o artista plástico Francisco Galeno.


Depois

Para nós da PressAA, ficou um milagre, beleza pura.




Leia mais sobre o caso no Globo Online:

PATRIMÔNIO

Pintura de artista na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, a Igrejinha de Brasília, gera polêmica
Plantão Publicada em 19/06/2009 às 09h04m
Bom Dia Brasil, DFTV http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2009/06/19/pintura-de-artista-na-igreja-de-nossa-senhora-de-fatima-igrejinha-de-brasilia-gera-polemica-756416796.asp


Tudo indica que Dona Maria de Sousa prefere Michelangelo em "O Juízo Final", sobre o altar da Capela Sistina.
.

PressAA

.

Nenhum comentário: